Postagem em destaque

AGENDA DE EVENTOS CTGS DA 1ª RT

  Agenda colaborativa  simplificada baseada em informações, recebidas das entidades, qualquer informação( retificação, acréscimo)  deve ser...

segunda-feira, 29 de junho de 2015

2º Seminário de Patrões


46ª Ciranda Cultural de Prendas e 28º Entrevero Cultural de Peões - Fase Regional - 1ª RT




Na sábado, 27 de junho, foi realizado em Porto Alegre baile com o resultado da 46ª Ciranda de Prendas e 28º Entrevero de Peões, no 35 CTG.




O concurso foi uma realização da 1ª Região Tradicionalista, com o apoio do 35 CTG e CTG Porteira da Tradição de Eldorado do Sul. Com a animação do Grupo Gaúchos Lá de Fora, o evento lotou as dependências da entidade e também serviu de comemoração do significativo aumento de participantes no concurso.

Confira os Resultados:

1º Peão Farroupilha:
Lucas Almeida de Oliveira – DTG Berço Farroupilha – Guaíba
2º Peão Farroupilha:
Henrique Arruda Rodrigues – 35 CTG – Porto Alegre
3º Peão Farroupilha:
Guilherme da Silva Alvares – CTG Caminho dos Pampas – Porto Alegre
-------------------------------
1º Guri Farroupilha:
Roger Gabriel Mathias Guedes – 35 CTG – Porto Alegre
2º Guri Farroupilha:
Gabriel Schimitz Capilheira - DTG Berço Farroupilha – Guaíba
3º Guri Farroupilha:
Irã Pereira Goulart – CTG Chaleira Preta – Gravataí
------------------------------
1º Piá Farroupilha:
Artur Eduardo Machado Latroni – CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí
2º Piá Farroupilha:
João Paulo Rodrigues – DTG Berço Farroupilha – Guaíba
------------------------------------
1º Prenda:
Adileny Nunes Meneghetti – 35 CTG – Porto Alegre
2º Prenda:
Luine Nunes Ferreira – DTG Berço Farroupilha – Guaíba
3º Prenda:
Ingrid Ilha Flores – CTG Gildo de Freitas – Porto Alegre
-----------------------------------------
1º Prenda juvenil:
Lenara Valente da Silva – 35 CTG – Porto Alegre
2º Prenda juvenil:
Gabriella Namir dos Santos Ribeiro- CPF O Tempo e o Vento – Alvorada
3º Prenda juvenil:
Rafaela dos Santos Rodrigues – DTG Berço Farroupilha – Guaíba
--------------------------------------
1º Prenda Mirim:
Carolina Gehres Moraes – CTG Tiarayú – Porto Alegre
2º Prenda Mirim:
Nathália Bruchiz Dias – 35 CTG – Porto Alegre
3º Prenda Mirim:
Kathellyn Beatriz da Silva Garcia – CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí
--------------------------------------
Chinocas:
1º Lenair Maria Silva Pacheco – DTG Berço Farroupilha - Guaíba
2º Elisângela Florenci da Silva – CTG Darci Fagundes - Guaíba

<div id="fb-root"></div><script>(function(d, s, id) {  var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];  if (d.getElementById(id)) return;  js = d.createElement(s); js.id = id;  js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3";  fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script><div class="fb-post" data-href="https://www.facebook.com/media/set/?set=a.783132418450940.1073741862.736211303143052&amp;type=3" data-width="500"><div class="fb-xfbml-parse-ignore"><blockquote cite="https://www.facebook.com/media/set/?set=a.783132418450940.1073741862.736211303143052&amp;type=3"><p>Na s&#xe1;bado, 27 de junho, foi realizado em Porto Alegre baile com o resultado da 46&#xaa; Ciranda de Prendas e 28&#xba; Entrevero de...</p>Posted by <a href="https://www.facebook.com/primeiraregiaotradicionalistaRS">Primeira Região Tradicionalista</a> on&nbsp;<a href="https://www.facebook.com/media/set/?set=a.783132418450940.1073741862.736211303143052&amp;type=3">Domingo, 28 de junho de 2015</a></blockquote></div></div>



quinta-feira, 25 de junho de 2015

Morre Nico Fagundes


É com grande pesar que a 1ª Região Tradicionalista comunica o falecimento do grande Tradicionalista Antônio Augusto Fagundes.

Enlutados o homenageamos. Nico será sempre imortal, sua obra permanecerá em todos os cantos do estado, onde houver um piázito pilchado ou uma prendinha haverá um pouco deste grande historiador, folclorista, compositor e tantas incontáveis atribuições daquele que incansavelmente lutou pela preservação de nossas tradições, em todas as instâncias.

A 1ª RT possui diversos ícones do Tradicionalismo, e hoje perdemos um dos principais pilares. Antônio Fagundes foi patrão do 35 CTG aos 21 anos em 1956, e sempre teve uma grande participação junto ao movimento. Ainda hoje era fonte de consulta de muitas pesquisas de tradicionalistas do país inteiro.

Descanse em paz, tenha a certeza que serás sempre imortal em seu legado.

1ª Região Tradicionalista

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Inscrições para a Regional Enart 2015



Etapa Regional do ENART 2015
18 e 19 de julho
CTG Rancho da Saudade

 


Baixe aqui a Ficha de inscrição, apenas para entidades que participaram do SAT 2015, o prazo para o envio é até as 23:59min do dia 06 de julho. Preencha e envie para regional2015@1rtrs.com.br

Baixar Ficha de inscrição Regional






sexta-feira, 19 de junho de 2015

Encerramento do Curso de Cultura Gaúcha 2015


Na noite fria, desta quinta-feira, dia 18 de junho, teve festa na sede da 1ª região, em Porto Alegre. Encerrou o curso de cultura gaúcha, promovido pelo Departamento Cultural, na pessoa da Diretora Vera Lucia Menna Barreto. Amigos, colaboradores, palestrantes, diretoria regional, todos reunidos brincando, conversando, e confraternizando no final desta empreitada em busca do conhecimento. Curso tem como objetivo a preparação de Prendas e Peões para concursos na região, fortalecimento dos departamentos cultural e a instrução para o desenvolvimento de atividades tradicionalistas.

Sendo dividido em sub-regiões, foi realizado durante as quintas-feiras nos meses de abril, maio e junho, tendo por base palestras e apresentações de trabalhos por parte dos participantes.

O encerramento na sede da 1ª RT reuniu dezenas de participantes e palestrantes, onde foram feitas homenagens e agradecimentos.

Certos da grande contribuição para o fomento dos departamentos culturais, Vera Lúcia enfatizou o belo trabalho realizado pelas equipes locais, e a importância de darmos continuidade nesta atividade dentro de cada entidade, e no próximo aumentarmos ainda mais a participação de mais tradicionalistas, que nesta edição contou com 80% de jovens, entre mirins e juvenis.

Veja abaixo o álbum completo do curso:

segunda-feira, 15 de junho de 2015

1ªRegião Tradicionalista realizou o VI FESTINIL


VI Festinil Resultados -  _INDIVIDUAIS

VI Festinil Resultados -  _Danças Tradicionais

A 1ª Região Tradicionalista promoveu o VI FESTINIL nos dias 13 e 14 de Junho mais um grandioso evento artístico nas dependências da entidade CTG Amanhecer na Querência na cidade de Alvorada/RS. Sagrando-se campeã na modalidade de Danças Tradicionais o elenco artístico Juvenil da entidade Rancho da Saudade da cidade de Cachoeirinha.  

O evento teve a frente o Coordenador José Arnildo Gomes de Mello juntamente com seus Diretores do Departamento Artístico Rodrigo Adriano Maciel e Departamento Cultural Vera Lucia Menna Barreto que incansavelmente estiveram administrando e elevando o evento de maneira exemplar. Incentivando e contribuindo para que os jovens competidores participassem de maneira colaborativa e fraterna nas diversas modalidades do VI FESTINIL, valorizando e reforçando a tradição gaúcha.

O VI FESTINIL iniciou as atividades de forma pontual e inovadora em sua sexta edição.  Zelando pela transparência e ética nos trabalhos do Departamento Artística da 1ªRegião Tradicionalista o Diretor do Departamento Artístico efetuou o sorteio das Danças Tradicionais juntamente com as entidades que se fizeram presentes na sede da 1 ªRT e publicando o vídeo do sorteio juntamente com a ordem das apresentações na modalidade no site da 1ª RT logo após finalizar o sorteio. Outro ponto a destacar foram os resultados e planilhas publicados em nossas redes sociais, apenas 4 horas após o termino do evento, Demonstrando total transparência nos trabalhos e uma conduta digna de méritos. Pois a administração do evento aconteceu com total atenção aos detalhes e junto ao publico e competidores em todos os sentidos.

O VI FESTINIL reuniu mais de 24 entidades inscritas nas diversas modalidades artística e cultural nesta sexta edição. Sendo um evento amplamente elogiado pela sua total organização e total harmonia para todos os tradicionalistas e público que por lá estiveram.  Além de uma ampla comissão de avaliadores nas diversas modalidades que demonstraram transparência e ética nos trabalhos apresentados. Tendo um trabalho orientativo nos quesitos de Indumentária (Avaliador -Olívio Guedes) e musical (Avaliador-William Varella).

O evento foi prestigiado por diversas autoridades do poder público e privado, entre elas destacamos a presença do Prefeito municipal da cidade de Alvorada.

Veja as fotos do VI Festinil:                


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Ordem das apresentações no IV FESTINIL.


Ordem das apresentações na modalidade de Danças Tradicionais no IV FESTINIL. "Não serão efetuadas alterações na ordem de apresentação das Danças Tradicionais"

Visando a transparência e ética nas atividades e trabalhos desempenhados do Departamento Artístico da 1'Região.Segue o...

Posted by Rodrigo Adriano Maciel on Quarta, 10 de junho de 2015

terça-feira, 2 de junho de 2015

SAT 2015 - Como foi a entrega de alimentos

          Subcoordenadoria do Vale  de Gravatai que no dia 23/05/15 efetuaram as entregas de alimentos e materiais de higiene arrecadados nas diversas entidades da região. Realizando de maneira exemplar mais uma das etapas do SAT 2015. Demonstrando em todos os momentos a dedicação e o empenho.
As doações foram entregues nos seguintes locais:

Entidades: CTG Aldeia dos Anjos e CTG Laço Da Amizade
Local de entrega:
"Asilo Nossa Senhora da Medianeira" em Gravataí.

Entidades: CTG Carreteiros da Saudade e CTG Chaleira Preta
Local de entrega: "Centro Espírita Amor e Caridade" em Gravataí.
Entidades: CTG Rancho da Saudade e CTG Singelo da Amizade
Local de entrega: "Lar do Idoso Nossa Senhora Aparecida" em Cachoeirinha.
          Na subcoordenadoria de Viamão as doações foram entregues na "Entidade Tia Lolo" que abriga e mantém mais de 80 crianças da comunidade local.
         Importante falar no belíssimo baile com o Alma Gauderia, uma chance de confraternizar com os amigos.
          Na Subcoordenadoria da Zona Norte as doações foram entregues ao "Lar Dom Luís Guanella" que abriga e mantém mais de 36 idosos de ambos sexos.
          A subcoordenadoria da Zona Sul de Porto Alegre fez a entrega dos donativos na Associação Beneficente EMANUEL. Parabéns gurizada pelo trabalho, as pessoas que estão la com certeza agradecerão muito mais....
          A subcoordenadoria do Delta do Jacuí realizou atividades e fez doações no Lar do Idoso, onde se encontram mais de 20 pessoas necessitadas.
          E na subcoordenadoria de Alvorada a o pessoal do CTG Chilena de Prata foi entregar em um asilo, com mais de 40 idosos, que eles já ajudam normalmente.

Fonte http://www.rogeriobastos.com.br/